Começando a busca por um novo trabalho

Estou em busca de um novo trabalho e não sei por onde começar. Essa tem sido a resposta que recebo para a maior parte dos casos quando pergunto “Como posso te ajudar?” nas conversas sobre o tema de Carreira. E de fato muitas vezes é difícil mesmo identificar qual é o primeiro passo que precisamos dar nesse caminho de nova vida profissional.

O que costumo responder em troca na verdade acaba sempre sendo uma outra pergunta “o que você está buscando”. E a partir daí iniciamos um desmembramento de camadas até identificarmos a essência dessa busca profissional. 

O que isso quer dizer? Bem, a resposta a minha pergunta não é simplesmente “quero uma vaga de analista de marketing” ou “estou procurando um emprego em uma grande multinacional”. Queremos muito mais do que isso. O que acontece é que nem sempre paramos para nos aprofundar nisso. Ou seja, queremos ser analista de marketing em uma empresa que me paga um salário abaixo da média do mercado, onde demoro 2hs para chegar até o escritório e tenho que lidar com um colega mal humorado e arrogante? Não, não queremos isso.

Por isso aqui vai minha sugestão para primeiro passo em busca de um novo trabalho: aprofunde sobre o que você realmente quer para sua carreira. Coloque isso no papel. Faça uma lista! Eu amo listas e recomendo escrever as 10 coisas que você gostaria que tivesse no seu novo trabalho! A lista é sua, então escreva aquilo que você realmente acredita ser importante para você. Se é o salário, se é o desafio profissional ou o clima leve da equipe. Não importa. O que importa é que ela seja verdadeira.

Tenho certeza que ao terminar a lista você se sentirá muito mais seguro para dar o segundo, o terceiro passo. Você saberá olhar melhor para as vagas, saberá se será importante reescrever seu currículo ou retomar o contato com aquele colega do trabalho anterior.

Gostou da dica? Conte pra gente o que você costuma fazer quando está nessa busca. E lembre sempre de contar com nosso time para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *